22 de mai. de 2010

A adolescente cristã: Ela desabafa com Deus

"Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará" (Tiago 4;10)


Um tempo atrás, quando estava tão animada para conhecer a Deus, percebi uma coisa... quanto mais eu orava, menos tinha esperança de conhecê-Lo. Foi difícil. Eu tive que abrir mão de muitas coisas, mas o que eu realmente tinha que fazer, não fiz.


Sabe o que eu deveria fazer? Desabafar com Deus. Eu tinha me esquecido completamente, do que Ele poderia fazer por mim! De repente tudo começou a fazer sentido! Por mais que parecesse estranho desabafar com Deus. Eu devia fazê-lo.

"Se Ele resolve os problemas de tantas pessoas, Ele poderia me escutar só um pouquinho ?". Foi exatamente assim que pensei. Como Deus é grande! Ele queria ser meu amigo, queria poder falar comigo, mas como? Se eu não desabafava, como Ele poderia resolver meu problema?

Então lá fui eu, botei meu rosto no chão e comecei a desabafar com meu Deus... falei tudo. Tudo. No dia seguinte, eu O conheci.

É assim que a adolescente cristã age, ela desabafa com Deus. Como se estivesse conversando com um Deus vivo e todo poderoso, Criador dos céus e da terra... mas principalmente como um amigo, como o seu Pai.

Resumindo tudo: a adolescente cristã é forte, ela confia em Deus, ela serve, ela ora, ela suporta, ela ama, ela usa a fé, ela tem domínio próprio, ela não se ilude, ela trabalha com amor, ela espera animada, ela escuta, ela é vigilante, ela não esquece do seu Deus, ela não inveja, ela é fiel, ela é humilde e ela desabafa com Deus.


- Esse é o meu querido Força Jovem, o qual faço parte com muito orgulho, pois sem eles, nunca teria conhecido a Deus e não poderia estar aqui ensinando o que eles me ensinaram.



Galera, obrigado por tudo! Você não teem ideia do meu amor por vocês! Agradeço todos os dias por Ele ter me permitido conhecê-los.

Espero que esse estudo da "adolescente cristã" tenha edificado vocês, pois me edificou muito!

21 de mai. de 2010

A adolescente cristã: Ela é humilde

"Deus resisti aos soberbos, mas dá graças aos humildes" (Tiago 4;6)

Posso falar uma coisa com toda a certeza do meu coração: Quem se humilha a Deus, tem sua oração respondida. Deus se agrada daquele que se humilha diante Dele.

Uma vez, quando tinha 13 anos, reconheci quem eu era e o que Deus significava para mim, mas quando me humilhei de fato, Ele me respondeu, não porque eu era especial ou coisa assim, mas eu percebi o que Deus era para mim, o que Ele já tinha feito por mim, quantas vezes Ele já tinha me perdoado... Deus já tinha feito muito por mim! Estava na hora de começar a fazer alguma para agradá-Lo! Comecei me humilhando diante Dele, ás vezes eu era tão perseguida (por ser uma adolescente cristã) que colocava meu rosto no pó, e chorava tanto que o chão ficava com poças de água... Deus me honrou. Mostrou para todos aqueles que não acreditavam que eu era filha Dele, o que eu era de verdade, e o que eu significava para Ele.

Quando me sentia triste, me humilhava para Deus, para Ele me alegrar e me dá forças, quando me sentia feliz, me humilhava para agradecer o que Ele tinha feito por mim, quando era perseguida, me humilhava mais ainda, não para castigar meus inimigos, mas simplesmente para Deus ter misericórdia deles, pois, mais cedo ou mais tarde o diabo iria distorcer a vida deles.

Depois que comecei a fazer isso, Deus começou a me purificar, a me guardar, a me proteger... como Ele é maravilhoso! Não sou digna de nada do que Ele fez por mim! Quanto mais o diabo tentava tocar em mim, mas Ele me protegia, quanto mais era humilhada por meus inimigos, mas Ele era meu amigo, a cada dia que passava minha comunhão com Deus, só ia ficando maior e maior ... até o ponto Dele envergonhar meus inimigos. Ele me mostrou que eu era filha Dele, e que Ele era o meu Pai.

A cada dia mais, eu reconhecia que Ele era o Único digno de toda honra e de toda a glória, e por mais que eu fosse pobre, miserável pecadora, me humilhava, pois mesmo sendo cheia de defeitos, Ele me escolheu e me honrou.

É exatamente isso que a adolescente cristã faz, ela se humilha de todo o seu coração, e Deus sempre a responde, pois Ele se agrada de seu coração.

20 de mai. de 2010

A adolescente cristã: Ela é fiel

"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus?" (Tiago 4;4)

Vou lhe contar uma coisa. Eu nunca fui do tipo de ter vários "amigos". Nunca, e não estou falando que você tenha que ser assim, mas quando somos de Deus todos aqueles que não são nos rejeitam. Por que? Porque somos diferentes deles, o Espírito que está dentro de você pode não ser o espírito que está dentro dos outros. Entendeu?

Quando li essa palavra pela primeira vez, fiquei assustada, afinal, eu tinha alguns amigos mundanos, então isso quer dizer que eu era infiel a Deus?

Preste atenção numa coisa:"Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4;4). Sabe o que é ser amigo do mundo? É ser amigo dos bailes, amigo das drogas, amigo dos vícios, e também amigo das más companhias.

Eu sempre escutei isso: " Não vou pela cabeça de ninguém!". Isso é uma tremenda mentira. Me desculpe, mas isso é ser bem hipócrita. Quem te chama para ir aos bailes? Que te apresenta aos vícios? A tudo que desagrada a Deus? Abra seus olhos! Que amigo é esse que quer te ver no fundo do poço? Isso é o próprio de diabo. Entendeu agora o que Deus quis dizer? O diabo é amigo ou inimigo de Deus? E você? É amigo ou inimiga de Deus?

Não me leve a mal. Não estou dizendo que você deve se isolar, mas escute a voz de Deus. Será que esses seus "amigos" são boas companhias? Será que você é fiel a Deus? Ou será que você é fiel ao diabo?

Responda a sim mesmo. Não a mim, seja sincero. Você é amigo ou inimigo de Deus?

A adolescente cristã presta atenção nisso todos os dias. O que é mais importante para ela? Sua vida com Deus. Se a amizade do mundo é inimiga de Deus, isso quer dizer, que ela pode acabar se afastando de Deus. A cada dia que passa ela é mais amiga de Deus, mesmo que seja um tremendo sacrifício, ela escolheu a Ele. Não ao diabo. Ela ama a Deus, e por ser sua filha ela também é inimiga do diabo.

19 de mai. de 2010

A adolescente cristã: Ela não inveja

"Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, ai há confusão e toda espécie de coisas ruins" (Tiago 3;16)


Quando olho para trás, consigo enxergar claramente isso em minha vida. Eu não invejava. Mas era invejada, por mas que eu não soubesse o motivo - isso não mudava nada. Eu passei por isso durante toda a minha vida (exceto quando estava longe de Deus), e só consegui entender isso depois de um certo tempo. Havia algo em mim que eles não tinham, algo que eles desejavam profundamente e nunca conseguiam ter. O que era? As obras da minha fé. Algo que muitos desejam e poucos conquistam.


Na verdade, passo por isso até hoje, e se me deixasse enganar por isso ... eu já estaria perdida. A inveja, é desgosto pelo bem alheio, é insatisfação de ver alguém conseguindo algo que ele não conseguiu. Isso é terrível.


Como diz esse versículo, havia sempre uma confusão perto de mim, sempre havia alguma coisa em que eu estava envolvida. Na verdade, eu nem falava com essas pessoas, mas elas chegavam a inventar algo que envolvesse meu nome. Como eu era (sou) filha de Deus, elas sempre saiam derrotadas, mas era muito difícil para mim suportar aquela situação, e o pior de tudo: eu teria que amá-las. Não foi nada fácil. Não é fácil suportar uma situação dessas e ainda ter que amá-las como se fossem suas irmãs.


Hoje, quando lembro disso, até me divirto, pois consigo ver o que Deus fez por mim, e o que o diabo fez por elas.


A adolescente cristã não inveja ninguém - por mais que seja tentada em fazê-lo. Pense comigo, ela tem a salvação eterna, tem o Espírito Santo no controle de sua vida e Deus como seu pai. O que mais ela ia querer? Ela já tem tudo que uma pessoa poderia querer! Essas são as maiores obras de sua fé! O resto, fica fácil.



- Essas são algumas meninas do força jovem. Aprendi tanto com elas! Nunca as vi ou ouvi falarem mal de alguém, pelo contrário, sempre elogiaram, sorriram, abraçaram, beijaram ... sempre me ensinaram isso. Se o força jovem fosse feito de pessoas invejosas, nós não seríamos o que somos hoje.

18 de mai. de 2010

A adolescente cristã: Ela não esquece

"Quem és tu que te esqueces do Senhor, que te criou?" (Isaías 51;13)



"Aaah, não leva a mal não, mas eu pedi a Deus tal coisa e Ele não me respondeu! Fazer o que? A culpa é Dele! Agora eu não vou mais na igreja, pronto!" Parece brincadeira, mas já escutei muitos "colegas" meus falarem isso. Como são ingratos! Quem somos nós para dizer algo assim? Quem somos para dizer tal coisa a Deus?



Pense um pouco, nós não somos nada sem Deus! Foi Ele que nos criou, foi Ele que nos tirou da lama, foi o único interessado em nós quando o mundo nos virou as costas e ficamos perdidos sem rumo. Ele foi o único que teve misericórdia da nossa alma!



Quando eu virei as costas para Deus, o mundo me aceitou de primeira! Mas não passou muito tempo e eles me castigaram, passaram a me tratar como se eu fosse um lixo e logo em seguida como se eu não exitisse. Mesmo eu tendo machucado a Deus profundamente, quando me arrependi, Ele me aceitou, e de braços abertos! Sinceramente, não sei como Ele consegue ser tão misericordioso!



A adolescente cristã lembra todos os dias de onde Deus a tirou, ela lembra que Ele a aceitou de braços abertos e que mesmo ela tendo o machucado, Ele esqueceu tudo aquilo e cuidou dela.



Pense um pouco. Deus é o único digno de toda honra e toda glória. O único. Não se esqueça Dele, pois Ele não se esqueceu de você. Não seja ingrata, Ele te criou!


- Essa é a Obrª Amanda, posso dizer uma coisa dela com toda certeza: ela nunca se esqueceu de Deus. Ela está sempre na igreja, ajudando no que for preciso e faz tudo isso com o maior amor!

17 de mai. de 2010

A adolescente cristã: Ela é vigilante

"Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios" (Provérbios 4;24)

"É meu dever ser vigilante". Sempre pensei assim, sabe por que? Mesmo conhecendo a Deus, se não vigiarmos o diabo usa a nossa boca! Nossos lábios são perversos, e se não tomarmos cuidado com eles, acabamos agradando ao diabo e desagradando a Deus.

É nosso dever, vigiar 24 hrs. Nós falamos muito sem pensar, machucamos muito sem pensar, magoamos muito sem pensar ... Nossos lábios são verdadeiras armadilha do diabo e toda vez que falamos sem pensar, acaba acontecendo isso.

É horrível magor alguém. É horrível ser machucada, mas pense comigo, se todos nós afastássemos a falsidade e a perversidade de nossos lábios, iríamos machucar uns aos outros frequentemente? Claro que não! É exatamente isso que Deus que de nós, o problema é que nem todos estão dispostos a fazer isso por Ele. Nem todos abrem mão da fofoca para agradar a Deus, nem todos abrem mão da falsidade para agradá-Lo e nem todos estão dispostos a largar o mal que á em sua boca.

Imagine, Deus pode contar com uma pessoa que vive fazendo fofoca, ou vive machucando aos outras pessoas? Se Ele mesmo disse que devemos amar uns aos outros ardentemente, como pode uma pessoa que se diz ser "filha" Dele, e ter perversidade nos lábios?

A adolescente cristã, diariamente, presta atenção no que fala. Ela ama ao seu próximo, certo? Isso quer dizer que ela não quer machucá-lo de jeito nenhum! E ela sabe muito bem que se fizer isso, estará desagradando Ele e consequentemente ficando longe Dele.



- Essa é a Obrª Natália. Na verdade, não a conheço muito bem, mas nas conversas que tive com ela percebi o tamanho cuidado com isso. Nunca vi ela falando mal de ninguém. Acho que é por isso que Deus a abençoa!

16 de mai. de 2010

A adolescente cristã: Ela escuta

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos" (Provérbios 4;24)

Tão fácil de falar e tão difícil de praticar... Vou ser sincera, 10% dos adolescentes no mundo escutam a voz de Deus e obedece aos seus ensinamentos, os outros 90% estão espalhados por aí, nas drogas, nos bailes, viciados em bebida e cigarro, vítimas de acidentes horríveis, e por aí vai ...


Falando assim, até parece uma fantasia, mas não é isso o que acontece? Deus faz de tudo para atraí-los para a Sua presença, mas são raros os que fazem a vontade Dele. Por mais que essa seja a vontade de Deus, a única coisa que Ele pode fazer é nos orientar, cabe a nós decidir. Nós temos o livre arbítrio, Deus não nos obriga a nada!

Ser adolescente, ás vezes é um problema! Nós achamos que somos muito novos para entregar a vida para Deus. Pense comigo, um adolescente acha que está novo demais para colocar a vida nas mãos de Deus, certo? Mas, ainda sim, ele fuma, bebe, se prostitui ... Então isso quer dizer que sua vida está nas mãos de quem? Do diabo! Se você faz a vontade de Deus, obedece seus ensinamentos, sua vida está nas mãos Dele (já que você a entregou), porém, se você faz tudo que agrada ao diabo, sua vida está nas mãos dele! Simples assim, ou sua vida está nas mãos de Deus ou nas mãos do diabo!

Não estou querendo te amedrontar, mas pense um pouco, se fizer essas perguntas a si mesma e respondê-las sinceramente, verá que não estou falando mentiras.

A adolescente cristã, optou em colocar sua vida nas mãos de Deus, isso quer dizer: abriu mão de tudo o que O desagrada, faz a Sua vontade, obedece a Sua voz - por mais que não seja a vontade dela ... Enfim, tudo o que Deus manda ela faz, tudo o que Ele ensina ela aprende, sabe por que? Porque ela é filha Dele! Seus pais não te ensinam? Não tem dão educação? A mesma coisa é com Deus! Ele ensina aos seus filhos, a lutarem, a perseverarem, a serem os melhores aonde forem ... É assim, quem conhece a Deus, escuta a Sua voz todos os dias! (estou escutando a voz Dele para escrever!)

É algo incrível! Só quem é filho Dele tem essa experiência! Mas ao contrário disso, o diabo também ensina aos seus filhos! Sabe o que que ele ensina? A desistir, a ser pior, enfim ... Olhe para o mundo, e verá tudo o que desagrada a Deus. Viu? Tudo isso agrada ao diabo! Ele ensina exatamente isso aos seus filhos!


- No força jovem, aprendemos a ser filhos de Deus, aprendemos a obedecê-Lo, aprendemos tudo o que O agrada, e tudo o que O desagrada. Essas meninas, aprenderam de forma perfeita! Tudo o que Ele fala, elas escutam, tudo o que Ele ensina, elas colocam em prática!